Músicas só tem duas classificações: boas e ruins. Eu fico com as boas. As ruins eu ouço também. Só uma vez.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Jailhouse Rock

Outra música bacana é Jailhouse Rock. Lançada na década de 50 pelo rebolante Elvis "The Pelvis" Presley, é um exemplo de simplicidade e eficiência. A base é mortal - batera e baixo dando a cama rítmica, juntamente com o violão (naquela época o Elvis até tocava...), com a guitarra solo e o piano fazendo os desenhos sonoros.
No piano, inclusive, estão incorporados diversos "momentos country & western" na execução.

1 detalhe: Naquela época, os músicos TINHAM que ser muito bons. As sessões de gravação tinham que ser feitas com todos os músicos necessários para a gravação, já que o conceito de gravação POR CANAL (multipista), ainda não tinha sido popularizado. Les Paul (aquele que deu o nome para uma das mais famosas guitarras da Gibson) já tinha isso na cabeça, mas, ainda não haviam desenvolvido a gravação com sistema de multipistas...

Voltando: a grande sacada desta música é o guitarrista solo seguir a linha de baixo. Isso foi imitado por vários arranjadores, por anos a fio... imagine só o cara criando isso lá no estúdio, durante as gravações.

A música é um chamamento à dança. Difícil ficar parado com um som desses tocando. Esta era a essência desta música: o riff de meio-tom abaixo, progredindo com o som da caixa tocada nos contra-tempos, ambiente mortal para as menininhas da época fecharem os olhos e aguçarem os sentidos... muitos escreviam que as "adolescentes chegavam a molhar as calças", numa alusão ao descontrole da bexiga, quando queriam dizer, na verdade, que elas gozavam só de ouvir o início da música.

Na América pós-guerra, as pessoas queriam duas coisas: consumir e extravasar. Elvis uniu as duas coisas. Ele foi, provavelmente, uma das melhores sínteses do marketing perfeito: conseguiu ser conhecido mundialmente, sem NUNCA ter posto os pés fora dos EUA. Foi vendido como mercadoria cara e rara, sem produzir nada de concreto, a não ser discos, músicas e (irc) filmes. E, no final das contas, devemos isso aos grandes músicos que o acompanharam no início da carreira: Bill Black e Scotty Moore. Sem eles - sem o Sam Phillips (o dono da lendária SUN RECORDS), Elvis estaria fadado à mediocridade...

Nenhum comentário: