Músicas só tem duas classificações: boas e ruins. Eu fico com as boas. As ruins eu ouço também. Só uma vez.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Meu Mundo Caiu

Esta música eu conheci ainda pequeno e já a reconhecia como uma "letra triste para uma melodia triste". Com a transmissão da mini-série Maysa na Rede Globo (2009), pode ser que as pessoas voltem a prestar atenção e ela volte à mídia.

Morta tragicamente em um acidente de carro, na ponte Rio-Niterói, Maysa era dona de uma voz marcante e afinada. Ela tinha o dom e encantar e seduzir os ouvintes.

Letra e melodia transmitiam uma tristeza profunda, a dor de não ser compreendido. O arranjo, clássico, é muito bem executado. E consegue dar ao ouvinte, além do balanço do bolero, a impressão de que os sentimentos deslizam na melodia.

A parte que eu mais gosto é do solo. Muito bem executado, era um excelente músico (infelizmente, nos discos daquela época, não era comum dar crédito aos músicos...) Diga-se de passagem, naquela época, não existia músico ruim gravando. Ou era bom, ou não era músico, não existia meio-termo. Hoje se grava um CD em casa. Basta ter um PC... Voltando -Enfim, um grande solista que traduziu exatamente o que a música pedia: tristeza, com uma ponta de esperança ao final. Aquelas notas ligadas (que eu, como guitarrista, chamo de "bend") é que, na minha opinião, levam o ouvinte a acompanhar a tristeza da letra.